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  • Foto do escritorVitor Bertuzzi

Pitch Deck

Atualizado: 2 de ago. de 2023

Pitch Deck têm uma importância gigantesca para o futuro de uma empresa ou de um negócio específico. Sabendo que grandes ideias precisam ser ouvidas, neste texto apresentaremos as melhores maneiras de organizar e realizar um 'pitch'. Apresentá-los com clareza é um desafio e parte do desenvolvimento de qualquer profissional no mercado privado. Quando são sobre negócios e produtos, eles são conhecidos como 'pitch decks', ou apresentações de negócios. Estes podem ser resumidos em dois pontos: você e a sua apresentação. Hoje, falaremos um pouco do primeiro ponto.


Já fez algum pedido de namoro na vida? Se sim, enquanto fazia, quem era seu foco? Certamente não era o anel, mas sim, a pessoa na sua frente. Esta é uma das correlações existentes ao fazer um pitch deck: a conexão.


Assim, quando apresentar seu negócio tente desenvolver estes pontos:


  1. Crie uma relação com a plateia, enxergue quem está à sua frente e seja um bom ouvinte.

  2. Demonstre simplicidade, clareza e foco, pois a maior parte das apresentações dura de 7 a 18 minutos que devem ser bem aproveitados.

  3. Paixão, liderança, competência, habilidade, visão e integridade. Não é necessário ter todos no seu leque, mas procure tê-los em mente.


Por fim, lembre-se que durante um Pitch Deck seu foco não será a apresentação ou o produto, mas sim, seu possível investidor. O verdadeiro capital é você, juntamente com o potencial retorno que pode trazer com seu negócio. Imagine que você é um empresário de uma nova startup. Pronto para fazer o pitch deck de sua vida, um produto no qual acredita que trará grandes ganhos e cheio de potencial. Porém, fazer uma apresentação em Power Point, Canvas, Haiku Deck ou Prezi é seu desafio. Aqui lançamos um pequeno passo a passo de como fazê-lo.


Antes de tudo, planeje, inspire-se, tenha um documento base para seu projeto e parta para os slides. Pense que seu possível negócio deve facilitar a tomada de decisão por um possível investidor, desde projetos simples aos mais complexos. Uma forma de fazer isso é respondendo as perguntas certas que trazem ordem à apresentação, elas são:

  • Qual o problema em questão?

  • Qual a solução deste problema?

  • Qual é o seu produto?

  • Para quem ele é e como atende a situação problema?

  • Como gera renda?

Mas calma, isso não é tudo. Outros pontos podem ser citados, como por exemplo, um resumo financeiro, uma estratégia de marketing para um produto ainda não lançado e até mesmo os valores e propósitos que impulsionam sua empresa a causar impactos sociais e financeiros.


Por fim, faça sua lição de casa, seja realista quanto ao seu negócio, sua execução e sua inserção no mercado. Conte uma história que o investidor não irá esquecer. Após a apresentação e o apresentador, é importante analisar empresas que hoje são referências no mercado, mas que se destacaram a partir do ponto em que apresentaram seus pitch decks, como Airbnb e Facebook.


Airbnb: apresentado em 2011, seu slide de sucesso apresentou o modelo de negócio da empresa, seguido da adaptação do mercado (vide o uso do celular como facilitador de vida) e concluiu com um resumo financeiro. Eles captaram 600 mil dólares da Sequoia Capital e Y Ventures e fecharam o ano de 2021 com 2.9 milhões de anfitriões e receita avaliada em US$3,42 bilhões.


Já o Facebook, que surgiu em 2004 e foi avaliado em US$100 milhões em 2005, recebeu um investimento de US$12,7 milhões da Accel Partners. O levantamento foi baseado inteiramente na margem de crescimento e potencial do negócio, uma vez que ele ainda não gerava lucro. Em 2021, o Facebook contou com 2,85 bilhões de usuários ativos mensais e uma receita de US$21,08 bilhões.


Por fim, empresas como LinkedIn, Coinbase, Tinder, Canvas e YouTube criaram pitch decks que levantaram investimentos e revolucionaram seus mercados de atuação. Hoje, o pitch deck se tornou um assunto de estudo aprofundado e é, por si só, um modelo de negócio.

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