top of page
  • Foto do escritorVitor Bertuzzi

Gestão Imobiliária: Como aumentar a rentabilidade do seu patrimônio

Sendo um dos componentes do patrimônio familiar, a gestão imobiliária é um tópico que deve ser acompanhado com atenção, podendo garantir uma ótima rentabilidade aos seus beneficiários.


Com um olhar minucioso sobre esse recurso, é possível não apenas manter e proteger as propriedades, como também investir em oportunidades que irão tornar o seu valor crescente ao longo do tempo.


No entanto, apesar dessas grandes vantagens proporcionadas pela gestão imobiliária, muitas pessoas têm dúvidas sobre esse assunto e acabam tendo receio de tomar alguma decisão que possa afetar o patrimônio familiar de forma negativa – e isso faz sentido, pois qualquer atitude errada influencia no resultado financeiro. Com isso, notamos que ainda existe uma grande dificuldade em gerenciar esses bens, seja pela insegurança ou pela falta de conhecimento sobre o tema.



Para te orientar nessa busca de como aumentar a rentabilidade do seu patrimônio com confiança, elencamos alguns pontos essenciais para alcançar os seus objetivos.


Como alcançar uma rentabilidade maior através da Gestão Imobiliária


Considerando que a gestão imobiliária se resume em um conjunto de estratégias utilizadas para administrar e fazer crescer o seu patrimônio imobiliário, lembramos que a premissa principal para atingir esse objetivo é ter muita atenção no gerenciamento desses bens.


A partir disso, podemos olhar para esse recurso focando nas principais características que possibilitam a expansão do seu patrimônio: valorização de capital, acompanhamento das tendências e oportunidades e consciência sobre os riscos.

A valorização de capital abrange os investimentos realizados nesse setor de imóveis, com o intuito de trazer um retorno financeiro positivo ao comprar e vender propriedades no momento certo. Dessa forma, quanto maiores os ganhos com esse mercado de atuação, mais ainda o capital poderá crescer.


Outro modo de melhorar sua gestão imobiliária e valorizar o capital familiar é estar atento às oportunidades da área imobiliária e aproveitar os bons negócios. Você pode comprar ativos por um preço abaixo de mercado e posteriormente lucrar com ele; assim como investir em imóveis que estão desvalorizados no momento e considerar seu potencial de valorização.


Analisando pontos estratégicos, atualmente, a modalidade de gerar renda através dos imóveis é uma tendência que pode ser explorada, permitindo que você crie e movimente um fluxo de caixa com seus investimentos nesse setor. A crescente procura por imóveis para locação, por exemplo, resultou em um aumento no preço médio do aluguel na capital gaúcha e no Brasil todo.



Vale trazermos alguns números para ilustrar isso: em Porto Alegre, até outubro de 2020, o crescimento do preço médio chegou ao pico de 3,64%, mantendo a variação abaixo da inflação medida pela IPCA/IBGE, que foi de 3,92% e do IGP-M/FGV, que alcançou 20,93% no acumulado dos últimos 12 meses.


Outro índice positivo é que o rendimento médio do aluguel no Brasil é de 5,3%. Com isso, ao rentabilizar em cima da cobrança da locação, esses valores podem ser usados para outros novos investimentos, potencializando ainda mais o patrimônio familiar.



Não menos importante no processo de aumentar a lucratividade através de imóveis, ter consciência sobre os riscos existentes na gestão imobiliária é outro fator muito importante. Mesmo que esse seja um mercado visto como seguro no Brasil, é preciso compreender que nem sempre o valor investido irá crescer, e a partir disso saber escolher os ativos com maiores tendências de rentabilidade.


Localização, potencial de valorização da região e preço abaixo do mercado são alguns dos pontos que ajudam nessa seleção.


Estar ciente sobre como funciona esse processo e conhecer seus riscos abrange também considerar a baixa liquidez do setor imobiliário, que geralmente apresenta prazos mais longos para converter o ativo em dinheiro. Se agir por impulso em busca de resultados, há grandes chances de se tomar atitudes ruins. Por isso é essencial ter também paciência durante essa trajetória.


Ao tomar nota de todas essas observações, você pode realizar investimentos com mais segurança na busca por uma maior rentabilidade com o seu patrimônio. Contar com uma orientação especializada no assunto faz toda a diferença para você reduzir os possíveis riscos que comentamos acima e maximizar a valorização dos seus imóveis.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page