top of page
  • Foto do escritorVitor Bertuzzi

Custos vs. despesas: entendendo as distinções



Para empresas de serviços:

Custos:

Os custos para empresas de serviços são os gastos diretamente relacionados à produção ou entrega do serviço oferecido.


Exemplo: Para uma consultoria de marketing, os custos podem incluir salários dos consultores, custos de treinamento, materiais de escritório utilizados exclusivamente para projetos, e despesas de viagem.


Despesas:

As despesas para empresas de serviços são os gastos gerais relacionados à operação do negócio, mas que não estão diretamente ligados à produção do serviço.


Exemplo: Aluguel do escritório, contas de serviços públicos, custos de marketing e publicidade, e despesas administrativas, como salários dos funcionários do escritório.


Para empresas de produtos:

Custos:

Os custos para empresas de produtos são os gastos associados à fabricação ou aquisição dos produtos vendidos.


Exemplo: Para uma empresa de fabricação de calçados, os custos incluem matérias-primas (couro, sola, etc.), mão de obra de produção, custos de embalagem e transporte de materiais.


Despesas:

As despesas para empresas de produtos são os gastos gerais relacionados à operação do negócio, mas que não estão diretamente relacionados à fabricação do produto.


Exemplo: Aluguel da fábrica ou espaço de armazenamento, custos de marketing e publicidade do produto, salários dos funcionários administrativos e despesas com transporte e logística.


Para empresas de tecnologia:

Custos:

Os custos para empresas de tecnologia são os gastos relacionados ao desenvolvimento, manutenção e suporte dos produtos ou serviços digitais.


Exemplo: Para uma empresa de desenvolvimento de software, os custos incluem salários dos desenvolvedores, licenças de software, custos de hospedagem em nuvem e investimentos em pesquisa e desenvolvimento.


Despesas:

As despesas para empresas de tecnologia são os gastos gerais necessários para operar o negócio, mas que não estão diretamente ligados ao desenvolvimento do produto.


Exemplo: Aluguel de escritório ou espaço de coworking, despesas de marketing digital e campanhas de anúncios online, salários dos funcionários administrativos e despesas com serviços de consultoria externa.


Entender a diferença entre custos e despesas é fundamental para uma gestão financeira eficaz em qualquer tipo de empresa.

Enquanto os custos estão diretamente ligados à produção ou aquisição do produto ou serviço, as despesas são os gastos gerais necessários para manter o negócio em funcionamento. Ao distinguir entre eles e monitorar cuidadosamente ambos os aspectos, as empresas podem otimizar seus recursos e tomar decisões financeiras mais informadas.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

댓글


bottom of page