top of page
  • Foto do escritorVitor Bertuzzi

Passos de como ser um líder diferenciado

Não é preciso ter um cargo elevado em corporações para tomar iniciativas e impactar as pessoas de forma positiva. Cada pessoa pode desenvolver sua liderança e gerar influência a partir de suas ações, independentemente de seu cargo ou função dentro da empresa.


Por mais que a cultura organizacional seja o eixo central de uma empresa, cada colaborador traz consigo suas experiências e habilidades, e isso, consequentemente, acarreta um ambiente de grande diversidade. Nesse sentido, o poder de influência que uma pessoa exerce sobre as outras em um ambiente de trabalho pode gerar impactos positivos ou negativos. Tudo vai depender do quanto essa pessoa tem consciência do impacto de suas ações no dia a dia.


É nesse momento que os grandes líderes se destacam, já que possuem habilidades de entendimento do mundo que os moldam de acordo com as necessidades que cada situação demandar. Isto é, o autoconhecimento é a peça número chave dessa engrenagem, uma vez que a habilidade para a leitura de sentimentos ao seu redor só ocorre se antes disso se consiga entender os seus próprios sentimentos, bem como reconhecer o seu impacto no seu desempenho profissional, nos relacionamentos, etc.



Da mesma forma, sabemos que a capacidade de estimular as pessoas a alcançarem resultados surpreendentes é um grande desafio e quiçá um necessidade para um cargo de liderança. O bom gestor deve saber explorar as potencialidades do time, valorizando suas habilidades e competências.


Nesse sentido, outra característica de um grande líder é transmitir segurança para que todos da equipe confiem nas suas decisões. Para transmitir essa segurança, é preciso ter uma fala assertiva e um escuta acolhedora. Ou seja, há que se ter empatia para compreender o ponto de vista da equipe e assumir um interesse ativo por suas preocupações.


Quando se fala em se colocar no lugar do outro, em ouvir o outro, estamos falando também do líder saber receber conselhos. No ditado “ninguém sabe tanto que não possa aprender e nem tão pouco que não possa ensinar” podemos ilustrar como uma postura horizontal pode ser outro grande diferencial, podendo inclusive construir vínculos para relacionamentos saudáveis.


Portanto, não existe uma fórmula mágica de como ser um líder positivo e influente, mas uma preparação para ser uma voz ativa em meio à equipe. Todas essas características atravessam um tema fundamental que é a humanidade, será que não aí está aí o grande segredo? Coloque em prática as dicas que trouxemos e seja uma boa referência para seu time.

4 visualizações0 comentário
bottom of page